O simbolismo do Tanach e o Tomer Dvorah

31/05/2014 13:30

    Nesta semana, me perguntaram a respeito da Palmeira, e de em que lugar na bíblia estaria mencionando a elevação que ela poderia proporcionar.

    A pessoa é um conhecedor da bíblia e achei pertinente e honesta a pergunta, e desta forma estou usando este espaço, para discorrer sobre assuntos relacionados à Palmeira e seus significados.

    Primeiramente, apresentarei alguns nomes de substantivos e verbos, que algumas vezes tenham raízes comuns e algumas relações entre palavras, dando um sentido ao que existe escrito em muitos lugares do Tanach.

    É inicialmente aparentemente confuso, mas em pouco tempo vocês se encontrarão no contexto, pois as palavras estão aí para serem comparadas, e que haja um entendimento mais profundo de seus significados. De resto, o texto elucida a questão da Palmeira, selando quase que definitivamente o seu significado inicial.

    Passarei a apresentar um pequeno glossário que devemos olhar com cuidado para concluir os seus significados:

 

Reino Animal

 

מלאך - Anjo

ך

מלך Rei

 

A palavra  תמר “Palmeira” em hebraico,  também significa “Compromisso”

 

תמר

 

Vejam que a palavra Tomer (Palmeira) acrescida do prefíxo “Le” que forma o infinitivo do verbo , passa a significar “Ascender”, “Subir”

 

לתמר

 

A palavra composta pelas duas primeiras letras da palavra palmeira, forma a palavra Ingênuo, simples, Infantil, Inocente, puro.

 

תם

 

Faz sentido quando Yehoshua fala que o “Mundo será dos “inocentes”, “Símples”.

 

Sabor – Transliterado mas com a mesma fonética com o objetivo de distinção, lendo se também Tam.

 

טעם

 

ט - Nona letra do Aleph Bet representa "T"

 

ע – Décima sexta letra do Aleph-Bet עַיִן que representa “Olho”. No alfabeto proto semita era a forma em que era desenhada.

 

Vejam na frase do Rei David:

 

גַּל עֵינַי וְאַבִּיטָה נִפְלָאוֹת מִתּוֹרָתֶךָ: “

 

“Revela aos meus olhos as maravilhas da Tua Torah

"Ou abra os meus olhos para que eu possa contemplar as maravilhas da tua Torah"

 

אריה - Leão,Pessoa Forte,Pessoa Corajosa, Pessoa Admirada, Celebridade, Pessoa bem conhecida

 

ריאה – Pulmão

 

יְהוּדָה אַתָּה יוֹדוּךָ אַחֶיךָ יָדְךָ בְּעֹרֶף אֹיְבֶיךָ יִשְׁתַּחֲווּ לְךָ בְּנֵי אָבִיךָ: “

 

“ Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.

 

Bereshit – Gênesis 49:8

 

גּוּר אַרְיֵה יְהוּדָה מִטֶּרֶף בְּנִי עָלִיתָ כָּרַע רָבַץ כְּאַרְיֵה וּכְלָבִיא מִי יְקִימֶנּוּ: “

 

Judá é um leãozinho, da Presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará? “

 

Bereshit – Gênesis 49:9

 

לֹא יָסוּר שֵׁבֶט מִיהוּדָה וּמְחֹקֵק מִבֵּין רַגְלָיו עַד כִּי יָבֹא שִׁילֹה וְלוֹ יִקְּהַת עַמִּים: “

 

O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.

 

 

Bereshit – Gênesis 49:10

 

Vemos o leão associado à realeza de ( יְהוּדָה ) Yehudah que neste caso não só pela sua raiz de “singular”, “Uno” - יחיד

 

    Significando também o primeiro, pois não só Yehudah, representa a realeza, mas como também nas ofertas feitas à sacração do Beit Hamikdash (O Templo de Salomão em Jerusalém) a primeira tribo à levar as ofertas foi a tribo de Yehudah e a última, a tribo de Naftali, dando inclusive a sequencia dos meses do ano associado a cada tribo de israel e a sua posição no acampamento do deserto, tendo tudo isso significados que discutiremos em outas ocasiões.

    Como país,  Judah, e como a sua capital, Jerusalém, que anteriormente é citada como Shalém, na época de Abraão. Sendo Shalém, “plenitude”, “total”, “Perfeito” e derivando também a palavra Shalom que significa “Paz”.

    Hud ou Hod é “admitido”, que associado a Yah ou Yeh significa  "Admitido de Deus". O mais eloquente, é o da palavra הוּדָה que significa eloquência, esplendorosidade, grandiosidade, Solenidade, resplandescência, majestade, gloriosidade, que associada a Yud, a primeira letra de Yehudah, fica “Resplandecência de Deus “ e todos os outros adjetivos associados. Ainda é pouco para o que se pretende definir !

    Este último significado é o da chegada da alma humana retificada “Justa e salva” ao lugar da sua plenitude, Judah (Lugar do Esplendor de Deus) e por final a Jerusalém (Lugar da paz, totalidade ou perfeição) de Deus. Vejam que a chegada de Yehoshua (Jesus) à Jerusalém, emula essa situação e que é recebido por um tapete formado por ramos de “palmeiras”. Yehoshua  emularia isso na forma de um ato seu, pois essa é a profecia que fala da chegada à Jerusalém do Rei, Justo e salvo com completo domínio sobre a sua materialidade, Fala da alma humana retificada, chegando ao seu mais elevado nível de espiritualidade. Chegando ao lugar do esplendor de Deus e ao seu lugar de paz total, atingindo a perfeição.

    Note-se que esta Yerushalaim não é a física (A Cidade de Jerusalém), mas a espiritual ou a máxima elevação da alma, pois existem na bíblia hebraica duas Jerusalém. A terrena ( A cidade de Jerusalém) e a do alto, sendo por isso, que a terminação (Sufixo) Aym é usada em seu final, representando o “Plural dual”, ou seja, um sufixo de plural especial para somente duas coisas “As duas Jerusalém”, a do alto e a daquí de baixo. Não formem a ideia de que exista uma cidade espiritual, onde andem espíritos de pessoas mortas, mas algo completamente inefável a nós. Um nível  de altíssima elevação. É um estado,  e não um lugar.

 

Querub - כרוב

 

    A décima primeira letra do alfabeto Hebraico (Aleph-Beth) é כף (Cabo, Palmeira – Principalmente porque, na sua forma sofit ou terminal, se parece com um cabo ou à folha de uma palmeira)  ך

    Queruv ou Querub (Escrito com a letra Bet significando o som de B ou V dependendo da sua posição na palavra e do massorético empregado) , mais conhecido em português na sua forma plural, Querubim (Anjos) é a representação de um anjo de segunda hierarquia.

    שרף (Seraph e no plural Seraphim) ou anjo de primeira Hierarquia que significa em hebraico “Ardente” ou seja a alusão de que estivesse tão próximo, que arderia na luz infinita (Aqui representada pela chama) de Deus.

    Não vamos nos prender a isso, pois são símbolos que representam forças da natureza, como por exemplo, em uma analogia distante, a gravidade, mas representando atributos internos.

 

Próximo - קרוב (Karov)

 

Batalha, combate, ação de Campo - קרב Krav (Também o nome da luta Israelese Krav Magá) ou combate próximo.

 

Plenitude - רוב

 

ק - Letra Kuf קוף (Macaco) - Próximo à Plenitude, significando que na realidade somos animais mais, que estamos nos aproximando da Plenitude.

 

Sacrifício, Proximidade - קרבה

 

    A linguagem aqui não é simples. A analogia que poderíamos fazer seria  a de três canhões de elétrons, Laser ou coisa parecida, mirando em um só ponto e tendo como objetivo criar uma figura tridimensional e colorida. As modulações das cores e dos objetivos, criariam a ilusão de uma imagem completa. O que os sábios da antiguidade ao pôr as diferentes imagens dos ramos, tem como objetivo, gerar um conceito interno, "Raiz",  que não pode ser verbalizado, mas simplesmente “sentido” em nossos interiores. Pensem que neste caso o canhão das figuras da realidade destes termos, são os ramos, que projetam coletivamente em nossas mentes,  figuras  “multi” dimensionais. É muito difícil capturar estes conceitos.  Só com o tempo, aos poucos, construiremos isso.

    Vamos ao assunto da palmeira nos detendo em determinados pontos do Tanach  e principalmente no livro de Ezequiel.

Yechezkiel-Ezekiel - יְחֶזְקֵאל בֶּן בּוּזִי - Yechezkiel filho de Buzi

No ano vinte e cinco do nosso cativeiro, no princípio do ano, no décimo dia do mês, catorze anos depois que a cidade foi conquistada, naquele mesmo dia veio sobre mim a mão do SENHOR, e me levou para lá.

Ezequiel 40:1

 

" בְּעֶשְׂרִים וְחָמֵשׁ שָׁנָה לְגָלוּתֵנוּ בְּרֹאשׁ הַשָּׁנָה בֶּעָשׂוֹר לַחֹדֶשׁ בְּאַרְבַּע עֶשְׂרֵה שָׁנָה אַחַר אֲשֶׁר הֻכְּתָה הָעִיר בְּעֶצֶם | הַיּוֹם הַזֶּה הָיְתָה עָלַי יַד יְהֹוָה וַיָּבֵא אֹתִי שָׁמָּה: "

 

" No Ano vinte e cinco do nosso cativeiro, no princípio do ano, no décimo dia do mês, no ano catorze depois que a cidade foi conquistada, naquele mesmo dia veio sobre mim a mão do Senhor, "   Yechezkiel-Ezekiel - 40:1

No ano vinte e cinco do nosso cativeiro, no princípio do ano, no décimo dia do mês, catorze anos depois que a cidade foi conquistada, naquele mesmo dia veio sobre mim a mão do SENHOR, e me levou para lá.

Ezequiel 40:1

   

    Vejam que este acpítulo  começa no mês de Nisan (Princípio do ano ) no décimo dia. Dia no qual deve ser morto o cordeiro Pascal e iniciar o processo do êxodo, sendo a morte do cordeiro a representação do princípio da eliminiação de nossa animalidade  Veja que está claro que aquí começa o caminhar da alma, na sua primavera. Não se equeçam que o mês de Nisan começa logo na primeira lua nova, após o equinócio da primavera, o ponto vernal de Carneiro e início do signo de Áries ou Carneiro representado pelos seus cornos.

    Vejam ainda neste episódio  a fala do homem que está na porta do templo:

 

וַיְדַבֵּר אֵלַי הָאִישׁ בֶּן אָדָם רְאֵה בְעֵינֶיךָ וּבְאָזְנֶיךָ שְּׁמָע וְשִׂים לִבְּךָ לְכֹל אֲשֶׁר אֲנִי מַרְאֶה אוֹתָךְ כִּי לְמַעַן הַרְאוֹתְכָה הֻבָאתָה הֵנָּה הַגֵּד אֶת כָּל אֲשֶׁר אַתָּה רֹאֶה לְבֵית יִשְׂרָאֵל: “

 

“ E disse-me o homem: Filho do homem, vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, e põe no teu coração, tudo quanto eu te fizer ver; porque para to mostrar foste tu aqui trazido; anuncia, pois, à casa de Israel tudo quanto vires. Yechezkiel-Ezekiel 40:8

    O mais significativo disso é “guardar no seu coração", o que alude ao fato de que não devemos entender racionalmente, mas sentir e que devemos passar à  “Casa de Israel” em nossos interiores ou fazer outros Israelitas entenderem estas coisas, quando no nível coletivo. Não se esqueçam do fato já explicado em outros ensaios que Israelita não significa como sendo pertencente a algum grupo étnico, mas toda alma que aspira a união com o Criador.

     Vejam que nestes relatos o homem sai medindo todo o templo, números que evidentemente tem significaçao. Mas, o mais importante, são as “midiots” ou “midots” medidas מדידות que são mensurações ou avaliações de cada instante, das nossas vidas em relação a cada nível que alcançarmos, sendo também os 6 atributos de Zeir Ampim, que deveremos corrigir, até chegar ao lugar mais santo do templo sagrado, o Sanctum sanctorum, tendo como elementos degraus, câmaras, corredores, colunas e principalmente palmeiras, muitas palmeiras, e em todas as partes. Alcançando lá, no final, a divina presença, representada pela Shekinah. Quando em Câmaras escritas Olam (Câmaras ou Células) , poderemos mudar para olam escrito com Ayn (Olho)  que foneticamente tem o memo valor, mas que representa a palavra "mundo" ou os níveis de realidades que atingimos ao alcançarmos determinadas sephirot.

 

וְחַלּוֹנוֹת אֲטֻמוֹת אֶל הַתָּאִים וְאֶל אֵלֵיהֵמָה לִפְנִימָה לַשַּׁעַר סָבִיב | סָבִיב וְכֵן לָאֵלַמּוֹת וְחַלּוֹנוֹת סָבִיב | סָבִיב לִפְנִימָה וְאֶל אַיִל תִּמֹרִים: “

 

 

Haviam também janelas estreitas nas câmaras, e nos seus pilares, dentro da porta ao redor, e da mesma sorte nos vestíbulos; e as janelas estavam ao redor, na parte de dentro, e nos pilares haviam Palmeiras “.

 

 

Yechezkiel- Ezequiel 40:16

 

    Esta acima é a tradução feita na maioria das bíblias em português, mas a tradução direta do que está escrito acima em hebraico, é o seguinte:

 

E estreitando janelas para as Câmaras e para os seus umbrais em direção ao interior da porta ao redor e da mesma forma para os corredores e janelas ao redor para dentro e sobre os pilares, coroas (Capitéis dos pilares) como (Na forma de ) palmeiras “

 

    A diferença é pequena e sutil e aparentemente inexpressiva, que para o Pshat (Nível pleno) realmente o é . O tradutor não teve nenhuma intenção de mascarar a informação, sendo também uma outra forma de descrever o ambiente ao redor, mas perdendo uma importante informação para o Remez, pois o objetivo da profecia é o de demonstrar que os pilares que sustentam o templo, são elementos das palmeiras, ou seja,  dar  sustentação ao Templo, pois a  sustentação do “Templo é feita pelos princípios das palmeiras” que são os “ estatutos e uma ordenança ” do episódio quando em “Mara”, vejam abaixo:

 

וַיִּצְעַק אֶל יְהֹוָה וַיּוֹרֵהוּ יְהֹוָה עֵץ וַיַּשְׁלֵךְ אֶל הַמַּיִם וַיִּמְתְּקוּ הַמָּיִם שָׁם שָׂם לוֹ חֹק וּמִשְׁפָּט וְשָׁם נִסָּהוּ: “

 

E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas tornaram doces, ali lhes deu estatutos e uma ordenança e ali os provou.” .” Shemot – Êxodo 15: 25

 

    Os estatutos são aqueles apresentados no Tomer Dvorah (A palmeira de Débora) de Rabbi Moshe Kordovero e são as dez Sephirot que representam, princípios de bondade, Justiça e etc, representando estes “estatutos”, todos, “caminhos do Senhor” ou “Caminhos dos Justos “ e podemos ver:

 

O Justo florescerá como a palmeira e crescerá como o cedro do Líbano” - Salmos 92:12 Na bíblia hebraica é Tehilim 92:13

 

A tua estatura é semelhante à palmeira, e os teus seios são semelhantes aos cachos de uvas”

Dizia eu. Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos, e então os teus seios serão como cachos na vide, e o cheiro da tua respiração como o das maçãs” Shir hashirim – Cantares 7: 7 e 8.

 

    E tantos outros em Ezequiel que falam nas colunas com capitéis na forma de palmeiras:

 
 

 

וְחַלּוֹנָיו וְאֵילַמָּיו וְתִמֹרָיו כְּמִדַּת הַשַּׁעַר אֲשֶׁר פָּנָיו דֶּרֶךְ הַקָּדִים וּבְמַעֲלוֹת שֶׁבַע יַעֲלוּ בוֹ וְאֵילַמָּיו לִפְנֵיהֶם: “

 

Ezequiel 40:22

E as suas janelas, e os seus arcos, e as suas Palmeiras, eram da medida da porta que olhava para o caminho do oriente; e subia-se para ela por sete degraus, e os seus arcos estavam diante dela.

 

וּמַעֲלוֹת שִׁבְעָה עֹלוֹתָיו וְאֵילַמָּיו לִפְנֵיהֶם וְתִמֹרִים לוֹ אֶחָד מִפּוֹ וְאֶחָד מִפּוֹ אֶל אֵילָיו: “

 

 

Ezequiel 40:26

E de sete degraus eram as suas subidas, e os seus arcos estavam diante delas; e tinha Palmeiras, uma de um lado e outra do outro, nos seus pilares.

 

 

וְאֵילַמָּו אֶל חָצֵר הַחִיצוֹנָה וְתִמֹרִים אֶל אֵילָיו וּמַעֲלוֹת שְׁמוֹנֶה מַעֲלָיו: “

 

Ezequiel 40:31

E os seus arcos estavam na direção do átrio exterior, e havia Palmeiras nos seus pilares; e de oito degraus eram as suas subidas.

 

וְאֵלַמָּיו לֶחָצֵר הַחִיצוֹנָה וְתִמֹרִים אֶל אֵלָיו מִפּוֹ וּמִפּוֹ וּשְׁמֹנֶה מַעֲלוֹת מַעֲלָיו: “

 

 

Ezequiel 40:34

E os seus arcos estavam no átrio de fora; também havia Palmeiras nos seus pilares de um e de outro lado; e eram as suas subidas de oito degraus.

 

וְאֵילָיו לֶחָצֵר הַחִיצוֹנָה וְתִמֹרִים אֶל אֵילָיו מִפּוֹ וּמִפּוֹ וּשְׁמֹנֶה מַעֲלוֹת מַעֲלָיו: “

 

Ezequiel 40:37

E os seus pilares estavam no átrio exterior; também havia Palmeiras nos seus pilares de um e de outro lado; e eram as suas subidas de oito degraus.

 

וְעָשׂוּי כְּרוּבִים וְתִמֹרִים וְתִמֹרָה בֵּין כְּרוּב לִכְרוּב וּשְׁנַיִם פָּנִים לַכְּרוּב: “

 

Ezequiel 41:18

E foi feito com querubins e Palmeiras, de maneira que cada palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos,

 

וּפְנֵי אָדָם אֶל הַתִּמֹרָה מִפּוֹ וּפְנֵי כְפִיר אֶל הַתִּמֹרָה מִפּוֹ עָשׂוּי אֶל כָּל הַבַּיִת סָבִיב | סָבִיב: “

 

Ezequiel 41:19

A saber: um rosto de homem olhava para a Palmeira de um lado, e um rosto de leãozinho para a palmeira do outro lado; assim foi feito por toda a casa em redor

 

מֵהָאָרֶץ עַד מֵעַל הַפֶּתַח הַכְּרוּבִים וְהַתִּמֹרִים עֲשׂוּיִם וְקִיר הַהֵיכָל: “

 

Ezequiel 41:20

Desde o chão até acima da entrada estavam feitos os querubins e as Palmeiras, como também pela parede do templo.

 

וַעֲשׂוּיָה אֲלֵיהֶן אֶל דַּלְתוֹת הַהֵיכָל כְּרוּבִים וְתִמֹרִים כַּאֲשֶׁר עֲשׂוּיִם לַקִּירוֹת וְעָב עֵץ אֶל פְּנֵי הָאוּלָם מֵהַחוּץ: “

 

Ezequiel 41:25

E nelas, isto é, nas portas do templo, foram feitos querubins e Palmeiras, como estavam feitos nas paredes, e havia uma trave grossa de madeira na frente do vestíbulo por fora.

 

 

וְחַלּוֹנִים אֲטֻמוֹת וְתִמֹרִים מִפּוֹ וּמִפּוֹ אֶל כִּתְפוֹת הָאוּלָם וְצַלְעוֹת הַבַּיִת וְהָעֻבִּים: “

 

 

Ezequiel 41:26

E havia janelas estreitas, e Palmeiras, de um e de outro lado, pelos lados do vestíbulo, como também nas câmaras da casa e nas grossas traves.

 

E em Yoel – Joel:

 

הַגֶּפֶן הוֹבִישָׁה וְהַתְּאֵנָה אֻמְלָלָה רִמּוֹן גַּם תָּמָר וְתַפּוּחַ כָּל עֲצֵי הַשָּׂדֶה יָבֵשׁוּ כִּי הֹבִישׁ שָׂשׂוֹן מִן בְּנֵי אָדָם:

 

Joel 1:12

A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a Palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.

 

    Vejam que em Ezequiel, em determinado momento chega a Shekinah (A presença de Deus) no templo sagrado e os convido a ler este livro nos capítulos 40 em diante tirando as usa próprias conclusões a respeito. Usem um pouco a imaginação.

 

Já no novo testamento onde  não temos texto em hebreu.

 

João 12:13

Tomaram ramos de Palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.

 

Estes são versículos que não falam da palmeira mas estão relacionados a ela:

 

Salmos 17:15

Quanto a mim, Contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.


 

Salmos 27:4

Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para Contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.


 

Habacuque 1:13

Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes Contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?


 

    Para terminar a série vamos enfatizar duas palavras que dei no início:

    A palavra Palmeira em hebraico, também quer dizer “compromisso” sendo esta palavra derivada da raiz do verbo que quer dizer “Ascender” ou “Subir”

Palmeira, Compromisso

 

תמר

 

Verbo Ascender, Subir

 

לתמר

 

    O porquê da abelha, de Débora, o fato de ser profetiza, de julgar as pessoas (Ser Dayan- Juiza) de viver debaixo das palmeiras, Os querubins terem dois rostos, estando cada um olhando para uma palmeira e etc... discutiremos em outra ocasião. Tudo.. Tudo faz sentido no Tanach. As Sephirot estão espalhadas em todo o corpo do Tanach. O melhor lugar para obter informações sobre isso é em “Nevaim” (Profetas) e em “Ketuvim” (Escrituras). 

 

Mais uma vez peço que convidem pessoas a participar de nosso Blog, pois essa perspectiva do Tanach precisa ser levada ao maior número possível de pessoas.

 

SHAVUA TOV - Uma BOA SEMANA

 

 

 

Crie um site grátis Webnode