Um breve resumo sobre algumas Sephirot - Uma visão geral - Leiam novamente pois fiz alterações
Na bíblia, Deus avisou de que destruiria Jerusalém e isso foi o que aconteceu. Historicamente o primeiro evento foi a invasão de Israel pela Assíria e o segundo evento foi a invasão de Judah por Nabucodonosor (Rei da Babilônia). Vejam que não é citada na Bíblia o destino dado à Arca da Aliança, sendo isso muito importante.
A bíblia hebraica é dividida em 3 partes: A Torah, Os Profetas e as Escrituras ou Cronicas. A compreensão de muitos pontos importantes é através dos profetas e profecias, os Salmos e Provérbios também elucidam muitos pontos importantes. Mais tarde discutiremos alguns pontos de entrada muito interessantes e importantes para a introdução ao texto bíblico. Introdução esta cuja compreensão nos custará toda a vida. Esta é uma menção importante que é preciso fazer neste ponto de nossos ensaios semanais.
No momento vamos discutir as Sephirot:
Logo abaixo da sephira de Keter, temos Chochmah que é a Sephirah da sabedoria e logo abaixo, Binah que é a do entendimento. Estas duas são as sephirot intelectuais. Chochmah é chamado de Pai e Binah é chamada de Mãe.
Logo abaixo, temos Zeir Ampin que é formada por 6 Sephirot, sendo as três primeiras Hesed, Gevurah e Tiferet, representadas pela sigla HaGaT e Netzah, Hod e Yesod, representadas pela sigla NeHY. Não vou me deter a explicar cada uma, pois já o fiz em ensaio anterior.
Zeir Ampin são as Sephirot emocionais, representando os nossos corações e é exatamente aí, nas profundezas de um coração “retificado” onde se constrói o Beit HaMikdash o lugar santo em nós. Lá é colocada a “Arca da Aliança” ,Shekinah a “Morada do Senhor” e onde também são postos os vasos sagrados (Os vasos de outorgamento) e também a Menorah (O candelabro de sete velas, acesas todos os dias pelo sumo sacerdote).
É lá, no alto do monte Moryiah (Monte da Consideração do Senhor) onde Salomão, o “Pacificador” o “Rei Sábio” o filho do Rei David, o Rei Guerreiro, construiu o seu templo sagrado.
Este templo só pôde ser construído, porquê Moisés tirou Israel do Egito, terra de escravidão, passou pelo Yam Suf (Mar vermelho ou mar de juncos) a barreira de águas, no Monte Sinai (Siná em hebraico é ódio) , ou o reconhecimento do mal em nós, e por cima dele recebeu a Torah, o conjunto de leis que os orientaria em sua jornada pelo deserto e além, YeShua ( Josué, que quer dizer, Deus salva em hebreu) lutou contra os reis idólatras (Cananitas) e conquistando a “Terra Santa”, os Israelitas a ocuparam,O jovem David matou o Gigante Golias e o Rei David conquistou Jerusalém. Vejam que esta sequencia faz todo o sentido. Vejam este relato no sentido interior como já foi explicado em ensaios anteriores.
Vejam também que a luta para ficar na terra santa é constante e que os Cananeus lutam o tempo todo para pegar as suas terras de volta e que muitas vezes os casamentos dos Israelitas com as filhas de canaã, os faz se converterem a outras religiões e adorarem ídolos. Isso acontece o tempo todo na bíblia
É exatamente isso que acontece conosco em nossa subida em direção a Keter. É uma subida e logo em seguida descemos para pontos mais baixos, pois somos traidos todo o tempo todo pela Sitra achra (Lado sombrio). Nos estamos em ascensão, rompendo as barreiras e paulatinamente nos hamonizando com cada Sephira mais elevada. Quando igualamos os nossos atributos com a de uma sephira em particular, é como se uma porta se abrisse para que atinjamos níveis mais altos, dentro de nosso ser, nos permitindo galgar níveis mais altos nas nossas montanhas
Quando o Rei Salomão morreu, “Israel” foi separado em dois reinos. O de Israel, cuja capital passou a ser a Samaria e Judah, com sua capital em Jerusalém. Mais tarde o reino de Israel foi invadido e capturado pela Assíria e Judah foi invadido e capturado pela Babilônia. Notem que a Babilónia é sempre citado como um “Reino de perdição”.
No segundo templo, no monte, já não mais existia a arca sagrada e isso representa que o templo não era mais habitado pelo senhor. A queda do templo não foi só físico, mas também espiritual.
Vejam que estão misturados neste relato coisas espirituais e algumas realidades físicas ao mesmo tempo, sendo essa, a forma que devemos sempre ver os textos bíblicos, buscando o seu lado interior.
Mas vamos continuar com a descrição das Sephirot.
Em seguida, abaixo de Zeir Ampin, temos Malchut ou (Reino). Esta Sephira representa, como todas as outras, várias dimensões. Temos a da Alma ou Nephesh que é a nossa alma animal, a nossa consciência objetiva, o mundo objetivo ou este mundo que nos cerca, sendo na realidade, algo que está em nosso interior, Narealidade a integração entre a alma com as vestimentas. É a personalidade, a estrutura mental, a estrutura no qual funcionam os sentimentos e a estrutura comportamental.
Malchut quer dizer reino e este reino é tanto individual quanto coletivo e devemos viver nele, para que gradativamente, possamos conquistá-lo e no final sermos o seu rei, com completo domínio. Devemos também ter em mente que cada Sephirah representa também uma parte de nós mesmos e que todas existem ao mesmo tempo e inter - incluídas.
No nível mais alto está Shoresh (Raiz) ou Yechida da Alma. A Keter é o nível subconsciente , sendo que o pnimiut HáKeter ( O interior de Keter) é o Taanug (O prazer) ou Atik (Ancião). Nas profundezas do prazer, no interior do interior de Keter, sendo a sua origem, temos Emunah (A fé), que é na realidade o amor incondicional por Deus. Neste oceano de amor repousa a orígem do prazer que se desdobra para formar o Arir ou o Ratzon que é o desejo ou vontade.
Yechidah, (Proveniente de Echad – um) ou alma una, é o verdadeiro homem. O verdadeiro ser humano que temos dentro de nós. A verdadeira força de ADAM que emana diretamente de Or Ein Sof (Luz sem fim).
O Shuashim Atzmii ( Prazer ou deleite essencial) proporcionado por nós ao Criador é na realidade o amor entre a alma e Deus, sendo na realidade a Torah, o verdadeiro amor de Deus (Não entendam neste ponto a Torah como livro).
Vejam as palavras da bíblia: “ Então estive com ele, como seu arquiteto e fui o seu deleite diariamente, me alegrando em frente a ele em todo o momento “, Mishlev, Provérbios 8:30
O deleite essencial o "Shuashim Atzmii" é o “Aroma suave ao senhor”, proporcionado por nossa aproximação ao santuário, sendo neste caso nas palavras do Rei Salomão (Shlomo HaMelech) , Deus se deleitaria das nossas alegrias, na evolução de nossas almas. O texto é um clamor da sabedoria que trata da alma em um determinado nível, sendo o de Chaia no nível de Chochmah. Chaiah é a alma viva (Já desperta). Este nível é chamado na bíblia de "Mundo dos vivos", como mencionado pelo Rei David ou mesmo por Jesus. David aínda menciona "Mundo dos vivos, diante da face do Senhor". No próximo ensaio faremos uma viagem por todo o capítulo 8 de Mislev, "Provérbios".
Podemos ver na bíblia:”Amarás a Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força”, sendo que a palavra “força”, lida em português, não significa nada, mas em hebraico, (Meodecha – Lê-se meoderra) temos no final caf que é o sufixo do pronome possessivo “Teu”, sendo a palavra “Meod” “Muito” formada pelas letras Men, Daleth e Aleph (MDA) que é o nome de ADAM (ADM) com as letras em outra posição, sendo tambem, sangue (DAM), significando, “Amar a Deus com todo o nosso ser interior”, com ADAM o ser total.
Este ápice, Keter (A coroa) que em seu nível mais alto, repousa Emunah (A fé). Hoje não temos a capacidade de atingi-la, mas quando tivermos, permitiremos a entrada de luz do alto que fará com que todas as engrenagens rodem adequadamente e encherão o nosso ser de luz, alterando inclusive as nossas realidades. Jesus sabia disso: “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” Mateus 17:20.
Diz David “ Meu coração arde dentro de mim, quando medito, meu fogo interior começa a arder, então, falo com a minha língua” Tehilim (Salmos) 39:4.
Esta última frase inclusive é relacionada com a Arca do dilúvio que é a representação da palavra (Através do qual reina um rei) que discutiremos bem mais tarde.
Reportem-se ao ensaio “ As Sephirot, os Olamot ou "mundos" , as (Orot) ou "luzes" e os níveis de espiritualidade.” para a descrição das sephirot, dos mundos, luzes e os níveis espirituais.
Vemos que a alma animal ou Nefesh habita o mundo de Assyia (Ação), e à sephirah Malchut, correspondendo ao nível de palácios. Na realidade estes palácios ou Reichal, correspondem ao nível mineral, estático ou Inerte, sendo a representação da realidade física em que está incluído o nosso próprio corpo físico. As pessoas que não buscam a espiritualidade, são classificadas também como espiritualmente inertes.
Vejam que é em malchut que todo o trabalho é feito, inclusive a maior parte da organização da Torah foi feita na Babilônia, na realidade uma parte de malchut. Isso alude a que a nossa estrutura interna ou Torah, será feita conosco mergulhados dentro de realidades da "Babilônia".
Em um nível mais alto, o de Zeir Ampin, estão as nossas emoções, é o nível de Ruach da alma (Vento ou espírito), correspondendo ao mundo de Yertzirah (Formação) e ao nível espiritual de levush (Manto ou vestimenta, correspondendo ao reino vegetal). Vejam que os vegetais tem a capacidade de crescer, buscando à luz. Esta também é a representação de seres buscando a luz. É o nível embrionário da alma. Como se estivesse no útero materno. Quando relacionada ao desenvolvimento da alma é chamado de fase Ybur (Gestação). Convém dizer que Binah é chamada de Ima (Mãe), sendo parte fundamental na gestação deste embrião.
Precisamos controlar as nossas emoções, sendo que a nossa luta será constante. Seremos guerreiros durante todo tempo, tentando controlar a nossa má inclinação representada pelos Reis idólatras e devemos eliminá-los de nós. Vemos como citado na bíblia, que alguns deles não poderão ser eliminados totalmente, mas “controlados”, por um convívio pacífico. São as partes mais baixas da infraestrutura da nossa mente, que não poderemos eliminar totalmente e devemos conviver com elas até que os filhos de Esaú sejam eliminados definitivamente, como mencionado na bíblia.
O segredo de tudo isso, será o de fazermos o “Sacrifício pacífico” ,“Holocausto da espiação do pecado” ou do “Holocausto da espiação de culpa” e isso não é matar nenhum animal e para tal devemos compreender que sacrifício, a palavra Korvan em hebraico significa algumas coisas e dentre elas aproximação (Karov), luta (Krav), o Enterro (Kavar) , o apodrecimento (Rakav) de nossos egos , o nascimento por um lugar estreito (Ravak), a Manhã ou diferenciar (Boker) e no final teremos o Barak (O Relâmpago) que é o alcance do nível de Chochmah. Lembrem-se que também a palavra Keruv (Ou querub de querubin no plural) vem daí. De próximos.
Através dessa luta constante atingiremos o nível de sabedoria (O nível do Rei Salomão) e neste nível poderemos construir o nosso templo sagrado no alto do nosso monte Moryiah e sermos a habitação do senhor neste mundo. Após isso poderemos manifestar o “Mesirut Nefesh” (A entrega de nossa alma a Deus) não significando que iremos desaparecer ou morrer, mas viver eternamente que é a manifestação de Yechidah no mais alto nível da alma. Nesta condição seremos todos, um só.