O Novo testamento e um breve olhar sobre Jesus 4
Hoje o ensaio é pequeno, mas em conteúdo é muito extenso:
“Então chamou a Salomão seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma casa ao Senhor Deus de Israel.”
“E disse Davi à Salomão: filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do senhor meu Deus”.
“Porém veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito o sangue tens derramado na terra perante mim.”
“Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso hei de dar de todos os teus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias. “
“Ele edificará uma casa ao meu nome, e me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel para sempre.” I Crônicas - 22: de 7 a 10.
"Disponde pois, agora o vosso coração e a vossa alma, para buscardes ao senhor vosso Deus, e levantai-vos e edificai o santuário do senhor Deus, para que a Arca do Pacto do Senhor e os vasos sagrados de Deus sejam trazidos, para a casa que se há de edificar ao nome do Senhor." I Crônicas 22:19.
Isto quer dizer que enquanto estivermos guerreando contra os nossos inimigos, não teremos condições de edificar o “Templo ao Senhor” e estaremos com as mãos “sujas de sangue” e teremos que esperar os novos desdobramentos e na condição de paz (Na fase de Salomão), estaremos aptos para buscar a Deus em nosso interior e nas profundezas de nosso ser, no alto da montanha de “Consideração de Deus” em מוריה (Moriah) ou ציון (Sião), construir o nosso templo sagrado o nosso Beit HaMikdash (Casa do Santo), o lugar ou “Templo” no qual Deus habita em nós.
A habitação de Deus na realidade é considerado um dos quatro objetivos da criação que discutiremos em outra ocasião. É um assunto profundo e precisaremos nos acostumar mais um pouco nesta terminologia para começarmos a vislumbrar esta abordagem.
Por enquanto, podemos ver que a letra Beit, representa a casa de Deus:
“ A minha casa será a casa de oração para todos os povos “.
O Midrash afirma que a motivação divina para a criação foi que o Santo Bendito Seja, desejava uma morada nos mundos inferiores. A concretização deste desejo começou na criação do homem, uma alma divina investida em um corpo físico e prosseguiu com a multiplicação do homem para “Conquistar” o mundo todo e torná-lo o reino de Deus.
A Torah precede a descrição detalhada do tabernáculo e seus utensílios com a declaração de seu propósito fundamental:
ח. וְעָשׂוּ לִי מִקְדָּשׁ וְשָׁכַנְתִּי בְּתוֹכָם
“E me farão um santuário e habitarei neles” Êxodo 25:8
Não “Nêle” , mas “Neles” como explicam os sábios.
Porém no episódio de Salomão esta conquista ainda é passageira e Logo após a sua morte, os reinos de Israel e de Judah se separaram e os descendentes de salomão, muitas das vezes, por influências de suas mulheres ( Nossas realidades objetivas), caíram na idolatria e por isso perderam o estado elevado em que se encontravam.
ו. צֹאן אֹבְדוֹת הָיוּ עַמִּי רֹעֵיהֶם הִתְעוּם הָרִים שׁוֹבְבוּם מֵהַר אֶל גִּבְעָה הָלָכוּ שָׁכְחוּ רִבְצָם:
“Ovelhas perdidas tem sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar, a voltar aos montes, de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do se lugar de repouso.” - Jeremias 50:6
Vejam que os “montes” representam estados elevados em nossos interiores, mas observem que anteriormente, eles já não mais estavam neles, tal era o seu grau de elevação e só voltaram, por erros de seus pastores e foram descendo, passando de montes à outeiros, até se esquecerem de suas origens. Este é o sentido das “Ovelhas perdidas do reino ou da casa de Israel”, que se referiu Ieshuah (Jesus) como em Mateus 10:5 a 6 e Mateus 15:24.
10:5 e 10:6:
“Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel”.
Mateus 15:24:
“E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”
Vejam que na condição de "perdidos" foram capturados pela Assíria e Babilônia, voltando à nossa prisão física nesta realidade mental em que vivemos:
“Cordeiro desgarrado é israel, os leões o afugentaram. O primeiro a devorá-lo foi o Rei da Assíria e agora por último Nabucodonosor, Rei da Babilônia, lhe quebrou os ossos”. Jeremias 50:17
Isso é constante em nossas vidas, temos idas e vindas e cada vez mais subimos à níveis cada vez mais altos, para descermos em seguida e no esquecermos, das sensações que sentimos e das condições em que estivemos. Um dia estaremos elevados e logo em seguida depois de uma noite de sono, de uma notícia ruim, de pensamentos ou conversa, nos lembrarmos de certas pessoas, ou mesmo somente de lembranças, voltamos às mesmas condições anteriores e nos sentimos “Confinados” a esta realidade que nos cerca. É muito difícil, precisamos estar preparados para entender esta situação. É um esforço contínuo, uma busca sem fim !.
Veja que em Daniel 4:32, representados pelo Rei Nabucodonosor:
“ E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.”
Esta frase vale para todo o Tanach (Bíblia Hebraica), onde, estamos nesta condição longe do reino dos homens, em que nossas reais realidades estão ocultas de nós e estamos entre as feras, comendo erva como os bois, onde serão passados os sete tempos (As sete luzes ou Sete dias da semana) até chegarmos ao Shabat que já se aproxima, pois estamos em 5774 e faltam 226 anos para o início do Sétimo milênio ou Shabbat. O dia em que o homem estará completamente criado com o sopro da vida e se tornará, “Alma Viva !” .como relatado no livro do Gênesis.
Fica bem claro aquí que os epsiódios históricos estão na bíblia não para relatá-los, mas para figurativamente abordar a parábola. Não se esqueçam que o próprio Ieshua (Jesus) falavra em parábolas. Isso é o objetivo de toda a bíblia hebraica, inclusive tivemos a oportunidade de notar isso também em muitos episódios do novo testamento. Pena que muita coisa foi modificada.