O novo Testamento e um breve olhar sobre Jesus-Parte 1

02/06/2013 11:37

Durante todos estes anos que estudei a bíblia, não havia me dedicado a ler de modo sério o novo testamento. Não porque não fosse algo importante, mas que não fazia parte dos estudos das dimensões internas da bíblia hebraica.

Ao estudá-la, me deparei com uma série de relevâncias que revelam de forma categórica o alto nível espiritual de Jesus, bem como do seu compromisso com a Torah e todo o conteúdo do Tanach (Bíblia hebraica).

Como preambulo, vamos discutir um pouco da história, da organização básica da bíblia hebraica e da cultura israelita.

Para os antigos judeus, os rabinos antigos, os atuais e todos os estudiosos da bíblia, dividem a sua estrutura em 3 partes básica; A Torah, Os Profetas e as Escrituras, sendo em hebraico, תורה (Torah – Pentateuco ou livros de Moisés ), נביאים (Nevaim – Profetas) e כתובים (Ketuvim – Escrituras). Sendo que se tirarmos a primeira letra de cada palavra escreveremos Tnk em hebraico ou incluindo as vogais (Que não existem no alfabeto hebraico) Tanak ou Tanach (Lendo-se Tanar, pois a letra caf em posição interna ou terminal na palavra, passa a ter o som de r). A palavra escrita em hebraico é (תנ"ך ), recebendo as aspas em cima, para separar as letras, pois a palavra é sagrada e precisa ser escrita em uma grafia especial.

A palavra Tanach é conhecida por nós em português como “Antigo Testamento” ou “Bíblia Hebraica”.

A “Israel” em toda a literatura bíblica é dividido em 3 partes básicas, os ישראליים (Israelim - Israelitas) , לויים (Leviim - Levitas) e כהנים (Cohanim – Sacerdotes).

Quanto a Israel, eu já expliquei em outro ensaio, mas vou fazê-lo novamente:

Sabemos que o Patriarca Jacob, conforme relatado na bíblia, nasceu junto com seu irmão Esaú e que quando ainda na barriga de sua mãe (Rebeca), eles já brigavam, sendo que quando nasceram, Jacob nasceu normal, mas Esaú nasceu todo peludo e Ruivo, daí o seu nome Esaú, que quer dizer “peludo” e o apelido de Edom, quer dizer “Vermelho”, por causa de ser ruivo.

Adicionalmente, Jacob gostava de lugares arrumados como as tendas, mas diferentemente, Esaú gostava dos campos e de caçar.

Esaú na realidade, era o primogênito, pois apesar dos dois serem gêmeos, Esaú havia nascido primeiro.

Jacob acabou ficando com a primogenitura por um artifício dele e de sua Mãe de se apresentar ao Pai Itzak, já velho e cego, para a benção da primogenitura, encoberto por pele de carneiro. Por este artifício, foi obrigado a deixar a casa paterna e ir morar longe, na casa de Labão ou Lavan em hebraico que quer dizer “Branco”. Isto tem um significado no contexto interno da bíblia, mas não vou me deter nisso agora.

Na sua volta para se encontrar novamente com o seu irmão, em uma noite, recebeu a visita de um estranho que lutou com ele até o alvorecer e quando a luta acabou e ele venceu, o estranho o batizou com o nome de Israel (Iashar El – Direto a Deus), sendo isso a representação da recepção da alma humana, da centelha divina ou seja a centelha da nefesh elokit ou centelha da “Alma divina” que é chamada nas dimensões internas da Torah de “Israel”. Nesta situação de ter em seu interior a centelha Divina, o ser agora um Israelita, passa a se chamar de בן אדם ou “Filho de Adão”, sendo em português “Filho do Homem”.

A luta travada na noite é a representação da luta da nossa alma (Jacob) com a nossa parte animal ou o Arcanjo de Esaú, como na literatura Rabínica, pois Esaú, gostava de viver nos campos caçando, era peludo, vermelho (Sangue, Nefesh ou alma animal). A luta à noite é durante a diáspora em que o ser está longe da luz. É na realidade a representação dos apelos corporais na mente humana e que nasce junto, mas nasce primeiro.

O Israelita é na realidade todo indivíduo que começa a se interrogar sobre si mesmo e começa a buscar a luz, e desta forma, inicia a sua caminhada em direção à Terra Santa, vai ter que descer e sair do Egito, mas isso é outra história. Vamos nos deter no nosso objetivo.

No relato bíblico, os israelitas liderados por Moisés, atravessam o Mar Vermelho ou de Juncos, vão até a fronteira de Canaã, liderados agora por Josué (Iehoshua – Deus Salva) e após lutas através de seus reis Samuel, e David, conquistam Jerusalém e com o Rei Salomão, constroem o Templo Supremo. Desta forma pertencem ao reino de Judah e passam a ser chamados de Judeus (Yechudi – Unos). Desta forma todos os homens que lutam com as suas naturezas internas ou sua má inclinação, passando pelas fases de maus, guerreiros, ao entrarem em Jerusalém, na Terra Santa ou seja, todo homem que deixar de lado a Idolatria (Materialidade), lutando com ela (Condição de guerreiro) e ter como objetivo a aproximação ao Criador é um Yechudi - um uno com Deus, um Judeu.

Os Gentios são pessoas sem qualquer vocação à espiritualidade, apegados à materialidade (Idólatras) em hebraico “Gentio” ´ou Lo Yechudi (Não Judeu). Não significa de nenhum modo qualquer resquício de nacionalidade, podendo existir em Israel um “Circuncidado”, que faz rezas, vai à sinagoga, mas não faz tudo isso com o coração e desta forma, está muito longe de ser um “Judeu”. Uma das características mais importantes de ser um “Judeu” é ter atingido o nível de Hassadim ou seja o nível de misericórdia, se preocupar e cuidar dos seus semelhantes em volta. Isso ficará muito claro em discussões de Jesus.

Na interioridade da Torah, inicialmente somos puramente animais, pois se olharmos para alguns pontos da bíblia, veremos que a nossa alma no seu primeiro nível ou Nefesh em Números 31,28:

 

Então para o SENHOR tomarás o tributo dos homens de guerra que saíram a esta peleja, de cada quinhentos, uma alma, dos homens, e dos bois, e dos jumentos e das ovelhas.”

 

Vemos aí o termo Nephesh usado indistintamente para o Homem e para o Animal. Isso significa que o termo Nefesh é a alma animal do Homem. Na bíblia existem afirmações que parecem deslocadas do texto, mas querem dar informações importantes. Esta é uma delas. Ela define sem sombra de dúvida a situação de Nefesh.

O mandamento mais importante da Torah, sendo principalmente todo o seu fundamento “Amar ao próximo como a sí mesmo” que é equivalente a “Amar a Deus sobre todas as coisas”, é tudo, todas as outras leis são decorrentes desta, como manifestado por Hilel, sábio que viveu de 60Ac a 10 DC aproximadamente, contemporâneo de Jesus e que é discutido até hoje.

Existiram duas casas importantes de dois sábios daquela época o Beit Hilel (Casa de Hilel) e o Beit Shamai (Casa de Shamai) e algumas passagens de Jesus, são pontos de vista das leis das duas casas.

Por toda essa ótica acima, passaremos a discutir alguns episódios da vida de Jesus.

 

Primeiro ponto - Jesus falava aos Israelitas e não a qualquer um, pois em Mateus 6:7 :

 

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos“
 

Veja que ele se referiu aos gentios (Não Judeus) como fora do grupo ao qual ele estava falando, desta forma, conclui-se com exatidão, que ele estava falando aos filhos de Israel e só à eles.

 

Isto fica claro em Mateus 15:24:

E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”

 

E em Mateus 10:5 e 10:6:

Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel”.

 

Está claro que estas “Ovelhas perdidas da casa de Israel”, são Israelitas que sentem a necessidade da busca a Deus, mas estão confusos e perdidos. A sua missão seria a de orientá-los para que encontrassem os verdadeiros caminhos, mas os (Gentíos) deveriam ser evitados e os samaritanos na época de Jesus, também eram Gentios. Fica claro que a sua missão era o de elevar às criaturas que estavam receptivas a ascensão e não a qualquer um.

Por outro lado, vemos que mesmo falando aos Israelitas, podemos observar que é feita a alusão de estarem ainda em uma situação bastante inicial, pois em Mateus 7:11:

Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”

Significando a condição de mau (Rashah – Malvado) um dos três estágios do ser, sendo os outros dois o de Beinoní ou “Intermediário” e de Tzadik ou “Justo”. Todos estes três estágios são encontrados na Torah.

Vejam também em Mateu 6:33:

 

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. “

 

E em Provérbios 16:31

 

Coroa de Honra são as Cãs a qual se obtém no caminho da Justiça”.

 

O objetivo, segundo a Bíblia hebraica, é atingir à condição de Justo (Tzadik) e podemos notar que ao vencer os Reis cananitas, Abraão encontra MelkiSedek (Rei da Justiça ou Rei Justo - Melek + Tzadik) que significa alcançar o estado ou atributo de justiça, sendo convidado a um banquete de pão e vinho em Salém, que é a cidade de Melkisedek.

Vale a pena frisar que Salém ou Shalém em hebraico quer dizer “Plenitude” ou “Total”, derivando por sua raiz, a palavra Shalom que significa “Paz”. Mais tarde na bíblia, esta cidade é chamada de Ierushalaim (Jerusalém). O vinho aí significa o “Prazer” recebido diretamente das “alturas” por se estar na posição de “Tzadik” ou “Justo”. Vê-se daí que a condição de Rei, acompanha a Justiça e a entrada em Jerusalém (Na plenitude). leia-se em Zacarias 9:9:

 

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta”.

 

 

Podemos ler em Mateus 5:35

nem pela terra, por ser Estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei “.

 

Vejam que que a condição de “Salvo” não seria a de um Messias, pois este não estaria sujeito a salvação. Mas a um ser que estivesse em evolução e no caminho da justiça , quando conseguisse o autocontrole ou retificação (Rei de seu reino) e desta forma teria o controle da sua materialidade ou seja, estar sentado em um asno ou Hamur ( חמור ) que vem da mesma raiz de Homer ( חומר ) que significa “matéria” em hebraico , estaria na condição de justo, alcançaria a “Plenitude” de sua alma e estaria na condição de “Humano”, conforme definido nos textos sagrados.

 

Quando copiei o texto de Zekariyah – (Zacarias) 9:9, o fiz da versão João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada, Fiel e que mais se parece com o texto original do diretamente traduzido do hebraico, pois os textos de diversas bíblias em português, estão com versões diferentes. Vejam abaixo:

 

Zacarias 9:9:

 

Nova Versão Internacional:

 

Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, Justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.”

 

João Ferreira de Almeida Revista e atualizada:

 

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.”

 

Nova tradução linguagem de hoje:

 

Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde, e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta.”

 

Bíblia de Jerusalém:

 

Exulta muito, filha de Sião! Grita de alegria, filha de Jerusalém! Eis que o teu rei vem a ti: ele é justo e vitorioso, humilde, montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho da jumenta.”

 

João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada, Fiel

 

 

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei virá a ti, Justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.”

 

João Ferreira de Almeida Atualizada

 

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta.” 

 

Na realidade fica difícil nos referirmos à bíblia, pois existem muitas versões diferentes, principalmente por serem diversas traduções e possuírem diversas “Versões” e além do mais o novo testamento está sujeito a muitas alterações, inclusive o antigo testamento, onde nos últimos tempos está sendo alterado de forma sistemática, para dar lugar à interpretações que confirmem alguns pontos do novo testamento e que vou citar nos momentos adequados.

 

Para não haverem dúvidas, vamos utilizar a Bíblia Online. Net que poderá ser vista em https://www.bibliaonline.net/acessar.cgi?pagina=avancada onde podem ser vistas várias versões e para ser honesto com todas elas, por serem trabalhos sérios, não nos fixaremos em uma em particular. Quando necessário, usaremos várias versões para ficarem claros os nossos pontos de vista.

 

Outro ponto importante é a sujeição de Jesus à Torah. Em Mateus 5:18 e 5:18, Jesus Fala:

 

Não cuideis que vim destruir a Lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.”

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”

 

Também em Mateus 7:12:

 

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.”

 

Como definido antes, a palavra Lei corresponde a Torah e o que Jesus está falando é da Torah e dos Profetas. Isso pode ser visto nas notas na própria Bíblia Online nos hipertextos em azul que está na palavra “Lei”. As explicações também dizem isso, apesar de não se referir a dimensões internas da bíblia, mas como já disse antes isso faz parte de seus estudos.

Disse ele peremptoriamente que estava sujeito a Torah e aos profetas e que todos deveriam também estar, não existindo nenhuma margem para dúvidas, sendo que a partir daí ele passou a dar instruções mais precisas a respeito.

Nos tempos de Jesus e até hoje o ponto de entrada para os estudos da Bíblia é através do Levítico e depois pelo Deuteronômio, pois o estudo das leis governa principalmente todo o entendimento dos textos sagrados.

O exemplo disso ao interpretarmos certas partes do texto, precisamos compreender certas regras que só poderemos penetrar nos seus sentido, se seguirmos certas regras e possamos compreender o seu significado quando exposto a luz da Torah Oral, como já expliquei em outros ensaios.

A linguagem da Bíblia usa as leis para definir como deve se comportar o ser e isto é de acordo com as 4 camadas da Torah, conforme a exegese rabínica do “Pardes” em que as camadas são representadas pelas letras P de Pshat ( פשטque quer dizer pleno ), R de Remetz ( רמזQue quer dizer insinuado ou aludido ) D de Dross ou Derash ( דרש - Que significa “Comparado”. Darash na realidade significa pergunta sendo o Midrash “Quem pergunta” ) e S de Sod ou segredo ( סוד Que significa segredo ). A nterioridade da Torah era chamado na antiguidade de “Pardes Rimonim” (Pomar de Romãs). Nas escrituras o Pardes Rimonim é citado em um verso eloquente de “Cantares” e “Romãs” em vários lugares do texto sagrado, mas completamente incompreensíveis, para serem interpretados neste momento.

Por outro lado Moshe Cordovero, um grande Rabbi do Século XVI escreveu duas grandes obras o Pardes Rimonim e o Ohr Yakar, duas obras gigantescas relativas a interioridade da Torah. Rabi Moshe Cordovero voi uma das 4 figuras da história que recebeu a ordenação de SEMICHAR (Autoridade Judaica).

Cada camada interpreta o texto de uma maneira singular. Desta forma o Pshat ou “Pleno” utiliza o texto em sua forma plena, ou seja de acordo com o que está sendo narrado e o Remetz ou “Aludido” ou “Insinuado”, representa uma dimensão simbólica ou aludida do texto. Vamos usar um exemplo simples:

Existe no Talmud a proibição da mistura de carne e de leite bem como na Torah em Deuteronômio 14:21 em que proíbe “cozinhar o cabrito no leite da própria mãe” dizendo que não podemos combinar a camada de Pshat (Pleno) com a Camada de Remetz (Aludido), pois estas duas camadas tem o nome de “Carne” e “Leite” respectivamente e que quando falamos que esta interpretação é pela “Carne” estamos dizendo que esta sendo interpretado por uma camada mais superficial ou elementar da bíblia e não por interpretação de suas camadas mais profundas.

Estes termos “Carne” e “Leite”, significam que a segunda camada é sacada da camada anterior, sendo um trabalho periódico e sistemático como em uma “Ordenha” que é feita todos os dias.

As regras de Shabat na Torah e do Talmud, fazem restrições a determinadas coisas a respeito do uso das camadas, que não vou discutir no momento, não é que sejam proibidas, mas que não importa mencionar isso agora. Só precisamos saber disso para interpretar certa passagem de Jesus onde ele menciona isso em João 8:15.

 

Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo. ”

 

Isso é constante, pois os Sacerdotes tanto Saduceus como Fariseus, naquela altura, eram ignorantes da interioridade da Torah, se preocupando simplesmente com regras exteriores e costumes, principalmente por estarem preocupados em ganhos físicos e muitos deles sendo extremamente ricos, como pôde ser observado em escavações arqueológicas em Jerusalém, onde foram encontradas residências luxuosíssimas pertencentes ao alto sacerdócio.

 

Mateus 23:1 a 7

Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,

Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.

Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; Mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;

Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;

E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,

E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,

E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.

 

A menção dos fardos pesados é que os sacerdotes taxavam pesadamente com impostos o povo que sofria para manter o alto nível social e financeiro dos componentes do Templo, que viviam em completo desacordo com a vida sacerdotal e com as leis da Torah, mantendo simplesmente aparencias, representadas pela retórica de Jesus como “Largos filactélios e largas franjas nas vestes”. Eram verdadeiramente uma vergonha !


 

Em Marcos 12:18 sobre a pergunta do sacerdote saduceu `Jesus, podemos ver:


 

Mestre, Moisés nos escreveu que, se morresse o Irmão de alguém, e deixasse a mulher e não deixasse filhos, seu irmão tomasse a mulher dele, e suscitasse descendência a seu irmão.

Ora, havia Sete irmãos, e o primeiro tomou a mulher, e morreu sem deixar descendência;

E o Segundo também a tomou e morreu, e nem este deixou descendência; e o terceiro da mesma maneira.

E tomaram-na os sete, sem, contudo, terem deixado descendência. Finalmente, depois de todos, morreu também a mulher.

Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, de qual destes será a mulher? porque os Sete a tiveram por mulher.

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?

Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento,mas serão como os anjos que estão nos céus.

E, acerca dos mortos que houverem de ressuscitar, não tendes lido no Livro de Moisés como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó?

Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito.”

 

Este capítulo é muito rico, pois mostra que os Sacerdotes eram ignorantes a respeito das dimensões internas das escrituras e Jesus os critica, mostrando, que na realidade, a ressurreição diz respeito à espiritualidade e não à materialidade como estavam afirmando. Ressuscitar dos mortos, significa despertar a alma para o estado de Nefesh Chaiá ou Alma Viva que é representada quando Adam recebe o Sopro da vida que o torna uma “Alma Viva”.

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