As realidades e o "Pirkey Avot" פרקי אבות
“Tudo está previsto, porém, o livre arbítrio é concedido. O mundo é julgado com benevolência e tudo é preponderantemente de acordo com as boas ações.”
( פרקי אבות - Pirkey Avot Cap. 3 Mishná 15) Rabbi Akiva.
Como eu havia prometido, vou falar um pouco sobre as realidades, Não é um trabalho simples e na realidade é só um começo, pois com o passar do tempo e o assentamento dos conceitos, poderemos discutir mais profundamente este assunto.
. Não se intimidem pelas fantásticas extensões, nem pelo infinito, mas a obra é grandiosa e precisa de muitos caminhos para a sua consecução
Qualquer descrição da realidade será complexa, não importa de qual paradigma estejamos falando. Na verdade, estamos acostumados a vivenciá-la sem qualquer consideração sobre o seu funcionamento, mas qualquer que seja, será fantasticamente complexa.
Para começar vivemos sobre uma estrutura que consideramos sólida, mas que na realidade é completamente ilusória. Os átomos e partículas estão afastadas umas das outras por enormes distâncias, quando comparadas com as suas dimensões. Se não existissem as interações eletromagnéticas, o me braço poderia passar por uma parede sem que um só átomo dos dois se tocassem. O que nos impede de fazê-lo, é simplesmente a repulsão proporcionada pelas forças resultantes das cargas elétricas das nuvens de elétrons do meu braço e parede. Na verdade toda a matéria de nosso mundo, por mais densa que for, não passa de uma nuvem fantasmagórica e Tênue, cuja única solidez, repousa nas interações eletromagnéticas. O mundo material quando percebido de uma perspectiva mais alta, de uma forma mais fundamental, não óptica, se apresenta assim, como se toda a matéria fosse de vidro, completamente transparente e sem cor.
Todas as realidades dos universos estão contidas na luz circundante. Todos os universos, com todas as suas possibilidades estão congelados como se fossem quadros de um filme. A nossa mente transita por estes quadros e forma uma realidade virtual, selecionando as sequencias que lhe parecerem melhor. Veja que estes quadros são selecionados pelas nossas emoções. Por isso é que se diz que o pincel da realidade está no ponto mais baixo da Sephira de “Yesod” ou fundamento. Yesod é nada mais nada menos Que Yoseph (José, um dos filhos de Yakov – Jacó e normalmente conhecido como José do Egito). Vejam que ele reuniu os príncipes das tribos de Israel e os levou para o Egito e lá determinou o começo do trânsito através das realidades mais baixas. Nos domínios do Faraó (Nosso Ego).
Nesta luz uniforme e imutável, tempo e espaço em todas as suas formas estão lá, num vasto oceano que contém todas as possíveis bifurcações da história, em sequencias de quadros que são selecionados por nossas mentes. Na verdade, estas sequencias de quadros são projetados de fora para dentro, mas a filtragem e percepção dos quadros depende dos nossos atributos. . Todas as possíveis decisões de cada ser, estão lá, formando uma rede infinita de múltiplos universos estáticos , onde cada nó de bifurcação, depende dos atributos e escolha de cada constituinte. A navegação de cada ser por estes universos, depende única e exclusivamente de suas decisões, que passam a formar uma linha contínua da trajetória deste indivíduo pelos infinitos caminhos das realidades. O trânsito da alma por estes caminhos, depende dos seus atributos internos, ou seja, a observação de um universo particular, o desenrolar das realidades e a sua participação nela, depende das suas escolhas anteriores. Este ato é contínuo e várias almas passam por um mesmo lugar. Seja qual for a trajetória percorrida, com a evolução do ser, as decisões convergem para uma só direção. Desta forma, toda a história está escrita, rumando para o seu objetivo final. A perfeição do ser.
Rabbi Akiva nos falou disso na seguinte Mishná: “Tudo está previsto, porém, o livre arbítrio é concedido. O mundo é julgado com benevolência e tudo é preponderantemente de acordo com as boas ações.”. Isto significa que o paradoxo de tudo estar escrito e em desacordo frontal com um espaço para as decisões, desaparece, bem como qualquer paradoxo físico e espaço - temporal da ciência moderna. A última frase de Rabbi Akiva é surpreendente e no final de tudo diz que “todos os caminhos serão levados pelas boas ações”. Isso significa que se um viajante do tempo voltasse ao passado e o alterasse, existiria o futuro para esta condição e isso já estaria previsto nas sequencias do universo. Como no início da sentença “Tudo está previsto”.
Isso não é uma bobagem, existe uma tendência natural da física moderna de ir nesta direção. Alguns físicos já estão fazendo trabalhos a respeito da inexistência do tempo no nosso universo. Falam também de múltiplos e mesmo infinitos universos . Procurem e vejam os trabalhos do físico Britânico Julian Barbour a respeito dos universos estáticos. Muitas são as provas da existência destes fenômenos. A velocidade da luz, por exemplo, obedece à mesma lei que a transmissão de informação, quando em frequências relativísticas, próximo à frequência de Nyquist. O Caráter assintótico da resposta do sistema é o mesmo que o caráter assintótico representado pela equação de Lorentz. Na verdade é a mesma equação. Se a realidade ocorre em snapshots (Quadro a quadro como em um filme), a velocidade da luz dependeria do tempo entre os snapshots (Transferências de quadro) e isso é o que realmente ocorre, limitando a sua velocidade e surpreendentemente tendo o seu mesmo caráter assintótico..
Por outro lado, quando se tenta concatenar a física relativística com a quântica, em uma equação diferencial funcional única, como no caso da física teórica na gravidade quântica, como no caso da equação de wheeler-de Witt, o tempo desaparece, sugerindo a sua inexistência.
Trocando em miúdos, em uma simplificação e comparação com o nosso mundo do dia a dia, guardando as devidas proporções, a velocidade da luz e todos os acontecimentos estariam limitados à frequência de funcionamento do computador que hospeda o cosmos a; “grande mente universal”. Por outro lado, a física quântica demonstra que tudo ocorre aos saltos e de forma discreta, a própria matemática contínua é um caso particular da matemática discreta. Hoje em eletrônica, a maioria dos funcionamentos chamados “Digitais” repousam no “processamento digital de sinais”, que é pura e simplesmente matemática discreta e isso deu um impulso tremendo nas tecnologias dos produtos eletrônicos de nossos tempos. Não estou dizendo com isso que vivamos dentro de um computador, mas a grande mente que suporta tudo e a interação particular de nossas mentes, parte déla , de uma forma muito remota se comporta de uma maneira análoga.
Em Kabbalah todas as nossas realidades são “virtuais” e toda a mente que serve para hospedar esta virtualidade é uma extensão de nós mesmos, sendo que a própria estrutura física do mundo mais baixo de todos é nada mais nada menos que forças que são em última instância projetadas e suportadas pela luz da mente global (A Raiz). Todas as realidades se distribuem em diferentes Olamot (Mundos) como em círculos concêntricos, partindo do Matzil (Emanador) de fora para dentro em direção ao centro. Vejam que este centro é meramente conceitual, não apresentando nenhuma forma real. Nas esferas concêntricas, mostra simplesmente a interdependência entre eles.
O EGO é o principal protagonista deste drama, pois a sua existência é que nos faz perceber as realidades dos níveis mais baixos. Sem a sua ação perderíamos as nossas individualidades e consequentemente, estaríamos todos mergulhados no eterno um, mas ele tem uma função. A medida que o tempo passar nos uniremos como gotas de água formando um extenso oceano de mentes, com a experiência e correção proporcionada pelo berço das realidades e estaremos todos unidos em uma só criatura. O “Knesset Israel”, o ADAM, a Rosa,, a consecução de nosso objetivo final pelo menos até onde podemos alcançar.
A realidade que percebemos é única para cada um de nós. A nossa percepção depende das propriedades e dos atributos do nosso ser. A nossa alma traz consigo uma espécie de DNA que são as suas recordações e a percepção da realidade depende destes atributos, das recordações. Desta forma vivemos no mundo que merecemos viver. Em certas religiões orientais isto é interpretado pelo “Karma”, mas interpretamos isso como na realidade uma propriedade do próprio ser. E de sua inter-relação com a sua realidade. Mas isso é só um filtro, seu objetivo não é realmente expiar, mas nos corrigir através de interações de causa, efeito e experiência , nos levando à nossa meta, que é o nosso amado criador.
A conexão com a realidade de Malkut é através de Yesod e desta forma dependente das vestiduras de Zeir Ampim que em última instância são as nossas propriedades emocionais. Tudo que sentimos e presenciarmos no transito em nossas realidades, dependerá de nossas escolhas e comportamento. Quanto mais nos aproximarmos de nossa meta final, menos espaço nos será dado para desvios. Prêmio e castigo serão cada vez mais evidentes até atingirmos o nível do amor absoluto.
Vejam que quando os Israelitas cruzaram o mar vermelho (A primeira barreira que nos separa da espiritualidade ou Machsohm ) foram para o monte Sinai (Sináh em hebraico é ódio) e lá Moisés recebeu a Toráh. Isso significa que após a quebra da barreira, o ser receberá as leis ou preceitos (Mitzvot), sendo este o Bar Mitzva (Sujeito a lei), quando o ser atinge a maioridade e para seguir o caminho recebe as suas leis e veja na Torah os alertas para não as transgredirem. Esta barreira (Machsohm) foi quebrada como consequência da circuncisão, como explicado no ensaio anterior.
Como já explicado anteriormente a relação Luz/Prazer que em hebraico se chama shuashim atzmin (Jogos essenciais) deve importar que os nossos prazeres sejam refletidos (Ohr Hozer - Luz Refletida) para cima, pois o que conta é a nossa alegria e prazer de existir. Por isso, devemos queimar as gorduras seletas no altar do tabernáculo (Oferecer os nossos prazeres ao nosso criador) “Oferenda de cheiro suave ao senhor”. Isso é muito profundo e revela em seu âmago um dos objetivos da própria criação. A criatura como um todo (O um ), deve também ter prazer !
* Pirkey Avot - Quer dizer Capítulo dos Pais